Menu

SOBRE O CPI

O CPI é uma organização com profunda expertise em finanças e análises de políticas públicas. Nossa missão é ajudar governos, empresas e instituições financeiras a impulsionar o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que enfrentam as mudanças climáticas. O CPI possui cinco escritórios ao redor do mundo no Brasil, Índia, Indonésia, Reino Unido e Estados Unidos.

O CPI é reconhecido como líder em avaliação de políticas, rastreamento de tendências de investimento sustentável, identificação de modelos de negócios inovadores e apoio a soluções que possam impulsionar a transição para uma economia inclusiva, de baixo carbono e resiliente ao clima. Somos únicos em nosso foco em política e finanças, nossa capacidade de reunir as pessoas certas à mesa e nosso rigor analítico.

No Brasil, o CPI integra a PUC-Rio. O CPI/PUC-Rio apoia políticas públicas no Brasil por meio de pesquisas baseadas em evidências e parcerias estratégicas com membros do governo e da sociedade civil.

RESUMO DA POSIÇÃO

Desde 2019 o CPI colabora tecnicamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará – SEMAS.  Este termo de referência visa contratar um profissional para coordenar localmente – em Belém – um projeto conjunto entre CPI e SEMAS, com apoio do UK Pact. 

Sob a supervisão da Gerente de Projetos e orientação dos Analistas Sêniores do CPI, o Associado de Programa participará do desenvolvimento de um projeto com o objetivo de organizar, consolidar e atrair financiamento para um portfólio de projetos de sustentabilidade no estado do Pará.

O projeto proposto tem como objetivo apoiar o estado a atrair investimentos para implementar duas iniciativas do Plano Estadual Amazônia Agora, em seu eixo de Desenvolvimento de Baixa Emissões para o Setor de Uso da Terra: Bioeconomia para a Floresta Amazônica (voltada para a floresta em pé) e Desenvolvimento Rural Sustentável (que visa áreas já desmatadas).

Os principais “outputs” do projeto são: a capacitação da SEMAS na área de financiamento de projetos e a elaboração de análises de custo-benefício e financeira de projetos selecionados em conjunto com a Secretaria.

O candidato ideal para a posição é focado, autônomo, capaz de articular dados, informações e ideias entre os setores privado, público e sem fins lucrativos e tem ótimas habilidades interpessoais. O CPI espera que o Associado de Programa produza materiais de alta qualidade sob prazos exigentes, portanto, o candidato ideal também deve demonstrar sistematicamente atenção aguda aos detalhes e uma forte capacidade de priorizar ao lidar simultaneamente com várias tarefas.

FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES

Principais funções e responsabilidades incluem:

  • Representar o CPI e sua missão no relacionamento com atores públicos e privados;
  • Realizar um mapeamento de partes interessadas para o projeto, incluindo atores relevantes dentro e fora da SEMAS;
  • Consolidar lista de projetos e apoiar a equipe no desenvolvimento de brochuras do projeto;
  • Sintetizar informações sobre projetos e fornecer resumos escritos concisos de informações relevantes;
  • Mapear dados socioeconômicos relevantes em nível estadual;
  • Apoiar a equipe econômica e financeira na identificação de lacunas de dados;
  • Auxiliar na obtenção e organização de dados para análise, incluindo dados financeiros (investimentos, despesas, receitas entre outros) de projetos;
  • Fornecer suporte local para engajamento, capacitações e eventos.

Apoio ao projeto:

No projeto deste primeiro ano, são responsabilidades da posição:

  • Compreender as necessidades da SEMAS e dialogar com a equipe do CPI baseada no Rio de Janeiro;
  • Consolidar informações do projeto e facilitar a troca de conhecimento entre CPI e SEMAS;
  • Fornecer suporte local para a SEMAS e a equipe do CPI executarem com sucesso o projeto e cumprirem os prazos estabelecidos;
  • Organizar, documentar e facilitar reuniões do projeto.

Desta forma, o candidato colabora diretamente para a entrega dos seguintes produtos prioritários:

  • Identificação e análise de projetos prioritários, além de produção de material de engajamento;
  • Desenho e realização de um programa de capacitação em finanças do clima e gestão de projetos;
  • Realização de eventos específicos.

QUALIFICAÇÕES E EXPERIÊNCIA

Obrigatório:

  • Comprometimento com a missão e valores do CPI;
  • Bacharelado ou Mestrado em economia, finanças, políticas públicas, administração de empresas ou área relacionada;
  • Proficiência verbal e escrita em português e inglês;
  • Flexibilidade, profissionalismo, entusiasmo para trabalhar em equipe e habilidade para interagir com uma variedade diversificada de pessoas;
  • Habilidade para trabalhar sob pressão e cumprir prazos rigorosos.

Desejáveis:

  • Mestrado em uma área relevante;
  • Experiência de trabalho com bancos multilaterais ou de desenvolvimento;
  • Experiência de trabalho com entidades governamentais;
  • Experiência de trabalho com coleta e análise de dados (R ou Stata);
  • Experiência de trabalho em finanças climáticas;
  • Experiência de trabalho em projetos de concessão.

PARA SE CANDIDATAR

O projeto começa imediatamente com um contrato até 31 de dezembro de 2024, com possibilidade de prorrogação por 12 meses. O candidato estará baseado em Belém-PA, interagindo constantemente com a equipe do CPI sediada no Rio de Janeiro.  A forma de contratação é, preferencialmente, via CLT, com o candidato integrando os quadros da instituição. 

Envie seu currículo e uma carta de apresentação convincente, explicando por que você deseja trabalhar com a CPI, e como suas habilidades e experiência correspondem aos critérios acima. As candidaturas devem ser enviadas até as 9h de sexta-feira, 26 de janeiro de 2024.

As candidaturas serão avaliadas de forma contínua, por isso recomendamos que você se inscreva o mais rápido possível.

Entenda que, como uma equipe enxuta, apenas os candidatos selecionados serão contatados. Certifique-se de adicionar notifications@app.bamboohr.com à sua lista de contatos para garantir o recebimento de toda a correspondência nossa.

Para saber mais sobre a vaga e como se candidatar, clique aqui.

O Climate Policy Initiative é um empregador que oferece oportunidades iguais.

O Climate Policy Initiative está comprometida com a diversidade, equidade e inclusão (DEI), e estamos trabalhando para incorporar DEI em todos os aspectos de nossa organização. Buscamos estabelecer um ambiente de trabalho onde todos os membros do conselho, funcionários, voluntários e contratados se sintam respeitados e valorizados, independentemente de gênero, idade, raça, etnia, origem nacional, orientação sexual ou identidade, deficiência, educação ou qualquer outro viés. Trabalhamos para criar uma cultura inclusiva onde todas as formas de diversidade são abertamente valorizadas como fundamentais para o sucesso de nossa organização e para o alcance de nossa missão e visão. Incentivamos ativamente candidaturas de uma ampla variedade de origens e experiências e estamos comprometidos em fazer ajustes razoáveis para apoiar os candidatos durante todo o nosso processo de recrutamento. Se você tiver algum requisito de suporte ou acesso, incentivamos que nos informe no momento da inscrição. Trabalharemos com você para identificar a melhor maneira de ajudá-lo no processo de recrutamento.

up

Cookie use: We use cookies to personalize content by preferred language and to analyze our traffic. Please refer to our privacy policy for more information.